A Prática Meditativa
- Marcela Rolim
- 26 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Impressionante como a Meditação Transcendental me trouxe clareza de que meditar é aprender a lidar com os pensamentos. Ela também contribui, e muito, no meu processo de autoconhecimento e de equilíbrio emocional!

Em 2019 fiz o curso de Meditação Transcendental/MT. Relutei por anos em meditar, em ficar quieta lidando com a minha própria cabeça. Não tinha o entendimento do quão a prática era benéfica para a saúde, principalmente a mental. O que eu sabia vinha de pesquisas científicas, depoimentos, reportagens e textos informativos. Eu não tinha noção da capacidade transformadora que a prática meditativa pode nos trazer.
O que eu quero dividir com vocês é o quanto a meditação se alinha aos propósitos de autoconhecimento, consciência e equilíbrio. Quem se decidiu pelo caminho de uma profunda interiorização, a meditação é uma das principais aliadas nesta jornada!
A partir da minha iniciação na psicanálise eu senti a necessidade de aprender a meditar. Busquei primeiro os aplicativos disponíveis com a meditação guiada, onde quase sempre eu fazia deitada, à noite, próximo ao horário de dormir. Sentia facilidade em pegar no sono, mas não me via em posição meditativa, não me percebia como praticante da técnica. Parti para grupos abertos ao público, principalmente os do Centro de Meditação Vipassana, em que passei a observar as sensações do meu corpo, ver as coisas como elas são. Mas ainda não fazia parte da minha vida, eu não tinha a meditação incluída na minha rotina. Não sei ao certo o porquê, mas eu ainda sentia uma dificuldade e uma resistência em meditar.
Com a indicação da minha analista, Carol Romero, pude adentrar ao mundo da MT. Ela já tinha realizado o curso e já era praticante da técnica. Sucumbi, novamente, ao desejo de ser praticante e usufruir dos diversos benefícios, principalmente dos ganhos para a psique e para o equilíbrio emocional. Eu, que possuía uma mente superativa, muito mais rígida que hoje, nem se compara, era a pessoa indicada para a prática meditativa. Como dizia Carol “fazer meditação é uma prescrição médica pra você”.
A técnica da Meditação Transcendental não demanda esforço e não requer controle mental, mas o método só pode ser ensinado por um professor treinado a partir dos princípios do mestre Maharishi Mahesh Yogi. De tudo que já tentei, a MT foi a técnica mais eficiente que me proporcionou um melhor autoconhecimento, além das sensações maravilhosas de transcender o pensamento e entrar num estado delicioso de tranquilidade. Acreditem, eu consegui atingir níveis sutis e refinados da mente, até transcender, no terceiro dia de curso! E que experiência incrível!
Nem sempre consigo transcender, mas só de me perceber observando o que se passa em minha mente sem me apegar a esse ou àquele pensamento já me traz um conforto absurdo e uma sensação de dominação da minha própria mente. Eu quem a domino, não me prendo aos pensamentos. Apenas os observo e deixo-os passar. E isso eu consegui com a MT ao concentrar-me em um mantra repetido silenciosamente, sem esforço algum. É por isso que a técnica só pode ser ensinada por um instrutor, que lhe dirá qual será o seu mantra e que lhe ensinará como praticar e, assim, transcender.
Abaixo compartilho com vocês um vídeo do meu querido instrutor, Mario, que explica um pouquinho sobre a MT e como ela atua em nosso corpo. Deixo também aqui o contato dele para cursos de aprendizado da técnica, ministrados em Brasília/DF, no Lago Sul.
Mario J P Neto
Instrutor de Meditação Transcendental
(61) 98290-0319
Confesso que acredito no benefício da meditação mas nunca consegui dar esse passo , mas lendo tua experiência e o vídeo me fez querer tentar . Valeu !