top of page

.05.

05 exercícios para praticar o autoconhecimento

Aproveite essas dicas e veja como você pode se conhecer ainda mais!

.01.

Conheça o seu estilo de personalidade

A partir do momento que conhecemos melhor nossas habilidades e limitações, nós podemos usufruir ao máximo dos nossos pontos fortes e gerenciar os que temos como pontos fracos.

Sugiro aqui que você inicie com o teste de personalidade de Myers-Briggs. Este teste ainda é um dos instrumentos mais utilizados e foi desenvolvido por Katherine Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers, em 1942, baseado no trabalho de Jung, intitulado Tipos Psicológicos. Outra sugestão é esse teste aqui                  indicado por um amigo da minha psicanalista. Prestem atenção nas perguntas. Fiz e bateu perfeitamente comigo. Sejam honestos ao responder o questionário!

.02.

Observe seus pensamentos e sua “auto-fala”

Muito importante a vigília de pensamentos que podem limitar o nosso próprio crescimento. Preste atenção como você fala consigo mesmo quando em contextos de sucesso e de fracasso. É preciso comemorar os seus ganhos e vitórias tal como acolher suas fragilidades e limitações para poder reconhecer e aprender com elas.

 

O poder de vigiar os nossos pensamentos negativos e transformá-los imediatamente por outro que nos permita ao crescimento é um excelente exercício para o conhecimento e pode ser feito a qualquer hora do dia. A partir do momento que isso se tornar rotina vocês verão o quanto diminuirão os fazeres rompantes, as decisões distraídas, as palavras proferidas sem pensar que machucam e causam arrependimento e, principalmente, o quanto serão mais amorosos consigo mesmos.

.03.

Pratique meditação

Não preciso nem dizer os inúmeros benefícios da meditação para a mente e o corpo, isso todo mundo já sabe. Talvez o que ainda não saibam é o poder desta prática para o seu autoconhecimento. A meditação te ajudará, e muito, a executar o exercício acima e a lhe permitir um maior distanciamento de tudo o que se passa em sua mente. Ela permite que você tenha mais afeto, sem se apegar a um pensamento. Apenas observar, acolher e seguir respirando.

.04.

Aprenda a dizer “não” para si mesmo

Este é um exercício muito eficaz para resistir às tentações de gratificação em curto prazo que nos levarão a lugares funestos em momento posterior. Como menciono em um dos meus posts “liberdade não é poder fazer tudo aquilo que se quer, mas sim resistir a tudo aquilo que nos destrói”. Como diria a frase “nunca troque o que você mais quer na vida por aquilo que você mais quer no momento”. Quando decidimos verdadeiramente pelo crescimento interno precisamos aprender o hábito de dizer não às diversas tentações diárias que podem prejudicar o nosso caminho e nos desviar do nosso propósito de melhoria.

.05.

Responsabilize-se pelas suas falhas

Temos a tendência de transferir para o outro, ou de justificar, as nossas falhas, ignorando o que é de responsabilidade nossa. O crescimento só acontece quando reconhecemos nossos erros, sem usar subterfúgios para amenizar o que fizemos de ruim. Acolher as falhas, reconhecer o que é nosso e aceitar a responsabilidade por elas é um belo ponto de partida para não repeti-las. O autoconhecimento permite a criação de um espelho interior que nos sinaliza sobre nossos comportamentos, principalmente aqueles hipócritas e sem verdade alguma. 

bottom of page